Duarte Pinto recebe amanhã a Alternativa de Cavaleiro Tauromáquico, das mãos de seu pai, Emídio Pinto, numa corrida em que a arte e o sentimento se juntam na arena do Campo Pequeno.
Três famílias toureiras vão estar em praça: Pinto, Caetano e Bastinhas, três apelidos consagrados com continuidade assegurada no panorama tauromáquico.
A João Moura Caetano e a Marcos Bastinhas, ambos com alternativa no renovado Campo Pequeno, junta-se agora Duarte Pinto, que recebe das mãos de seu pai o "Doutoramento" na Arte de Marialva.
São três jovens cavaleiros, três nomes para o futuro, herdeiros de grandes triunfos que seus pais protagonizaram por todo o mundo taurino.
Para dar ainda maior solenidade a este acto, estarão em praça, como Testemunhas de Honra, três glórias do passado: Os cavaleiros Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio, com quem as famílias Pinto, Caetano e Bastinhas mantêm profundos laços de amizade, os quais quiseram, assim, associar-se a este momento de tão grande significado.
Lidam-se seis bonitos toiros de Maria Guiomar Cortes Moura, ganadaria fundada em 1962, com data de antiguidade referida à praça de Portalegre, onde lidou pela primeira vez em Setembro de 1963.
Procedente dos irmãos Moura, esta ganadaria, que pasta na herdade das Lages, em Monforte, tem na divisa as cores vermelha, negra e roxa, sendo o seu encaste Murube-Urquijo.
As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Cascais, Monforte e Elvas, capitaneados respectivamente por Pedro Marques, Paulo Freire e Ivan Nabeiro.
Orelhas para Manuel Jorge de Oliveira e Ana Rita, em Torremolinos
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Os cavaleiros portugueses Manuel Jorge de Oliveira e Ana Rita cortaram uma orelha cada, na corrida realizada domingo, na cidade espanhola de Torremolinos.
Com toiros de La Palmosilla, completaram o cartel o cavaleiros francês Bernard Guilibert (palmas) e o rojoneador espanhol Óscar Gaona (volta).
Silêncio
para André Rocha em Valdelaguna
+++++++++++++++++++++++++++++++
O português André Rocha escutou silêncio nos dois novilhos que lidou, na nocturna de sábado, na localidade espanhola de Valdelaguna integrada no II Certame de Novilhadas de La Ribera del Tajuna.
Perante novilhos de Flor de Jara, desiguais de apresentação e de condições de lide, completaram o cartel os espanhóis Alberto Escobar (três orelhas) e Juan Duque (ovação-orelhas).
Toiros de Ascensão Vaz dão triunfos em Estepona
+++++++++++++++++++++++++++ +++++++++
Os toiros da ganadaria portuguesa de Ascensão Vaz, lidados sábado, na cidade espanhola de Estepona, permitiram o corte de sete orelhas tendo o matador espanhol Àngel Teruel e o mexicano "El Payo" saído em ombros.
Em praça estiveram também os matadores espanhóis Palomo Linares (orelha-ovação) e Ángel Teruel (orelha-duas orelhas) e o mexicano "El Payo" (quatro orelhas).
"Chamaco" e ganadaria Sobral debutam em Sevilha
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O novilheiro Filipe Proença "Chamaco" e a ganadaria Sobral estrearam-se quinta-feira, em Sevilha, não tendo permitido grandes êxitos aos artistas em praça.
"Chamaco"esteve vistoso com o capote e desembaraçado com as bandarilhas, mas com a muleta não conseguiu resolver totalmente os problemas que a rês lhe colocou (silêncio).
Os novilhos da divisa portuguesa estavam bem apresentados em geral, mas demonstraram desiguais condições de lide.
Com "Chamaco"., aluno da escola de toureio de Sevilha, alternaram Pedro Luís Cabrero, de Madrid (palmas-silêncio no que matou por Juan Sarrión), Juan Sarrión, de Castellón, que foi colhido e ficou inanimado na arena, Juan Duque, de Madrid (orelha), Alfredo Barnabéu, de Múrcia (silêncio) e Juan Cervera, de Valência (orelha).
Silêncio para António João Ferreira
+++++++++++++++++++++++++
O diestro português António João Ferreira escutou silêncio depois de matar os toiros do seu lote, na corrida de domingo, na cidade francesa de Lunel.
Nesta corrida, em que se comemoravam os 150 anos da ganadaria francesa de Yubert Yonnet, Ferreira mostrou o seu valor nos três tércios, especialmente no de bandarilhas, e com, o estoque, com duas estocada certeiras.
Ferreira alternou com o francês Medhi Savalli (palmas-orelha) e o espanhol Paco Ureña (orelha-palmas).
"El Juli" prémio para a melhor estocada da feira de San Fermín
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O Matador de Toiros espanhol Julián Lopez "El Juli" ganhou o prémio para a melhor estocada da feira de San Fermín, recentemente terminada, em Pamplona.
O prémio foi obtido pela estocada ao toiro "Asturiano", de Nuñez del Cuvillo, que estoqueou na corrida de encerramento, no dia 14 de Julho.
O prémio para a melhor vara foi para o Picador Pedro Iturralde, da quadrilha de "Joselillo", pelo tércio de varas na corrida em que se lidaram os toiros de Dolores Aguirre.
Esta ganadaria foi premiada com os galardões do Clube Taurino de Pamplona e da Santa Casa de Misericórdia, pelo curro enviado para a corrida de dia 11.
O Troféu "Carriquirri" foi para o toiro "Sabueso", de "Jandilla", lidado dia 10 pelo matador Ruben Pinar.
Paulo Pereira